Doutor Paulo Batista: Coordenador científico: AML – Arquivo Municipal de Lisboa CIDEHUS.UÉ – Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora
FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia
Investigador do CIDEHUS– Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora. Doutor em Documentación (Universidad de Alcalá – UAH). Mestre em Ciências da Informação e da Documentação – variante de Arquivística (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas-Universidade Nova de Lisboa – FCSH-UNL). Máster em Documentación (UAH). Diploma de Estudios Avanzados de Doctorado em Bibliografia y Documentación Retrospectiva (UAH). Pós-graduado em Direito da Sociedade da Informação (Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa) e em Ciências da Informação e da Documentação – variantes de Biblioteconomia e Arquivística (FCSH-UNL). Especialização em Boas Práticas em Gestão Patrimonial e em Ciências da Informação e da Documentação – variante de Arquivística(FCSH-UNL). Licenciado em História (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa). Técnico superior no Arquivo Municipal de Lisboa e formador no Município de Lisboa. Foi docente no Mestrado de Ciências da Informação e da Documentação da FCSH-UNL, técnico superior no Instituto Português do Património Cultural, no Instituto Português do Património Arquitetónico / Palácio Nacional de Queluz e no Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo, e investigador no Centro de Estudos de História e Cartografia Antiga do Instituto de Investigação Científica Tropical. Autor de diversas publicações em revistas da especialidade portuguesas e estrangeiras,em livros de coordenação diversa e artigos científicos apresentados em congressos nacionais e internacionais.
A Ciência da Informação (CI) é o exemplo perfeito de como a comunicação interdisciplinar foi decisiva para se afirmar como ciência e superar perspetivas disciplinares redutoras/impeditivas da explicação do objeto de estudo. seu corpo central sustenta-se no legado das disciplinas que a antecederam: Arquivística; Biblioteconomia/Documentação; Sistemas de Informação. O campo científico da CI envolve, ainda, áreas próximas: Ciências da Humanas e Sociais; Ciências Exatas e Naturais; Estudos Literários e Artísticos.
Conclusão: O campo científico e de atuação da CI abarca áreas ativamente interrelacionadas, devendo ser fomentada pela permanentemente recetividade a potenciais contributos enriquecedores da sua área de estudo.